segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O Hipócrita







As últimas 2 semanas foram marcadas por um despique entre Sérgio Conceição e Rui Vitória. Tudo começou quando Sérgio Conceição, aludindo às palavras do treinador do Benfica após o derby, acusou o homólogo de incoerência no discurso. Estas palavras foram o mote para Rui Vitória evidenciar, também ele, a incoerência nas afirmações de Sérgio Conceição. A troca de palavras teria o maior foco de tensão quando o treinador do Porto aludiu a um boneco do filho para caracterizar Rui Vitória. Esta analogia é tão reles que nem merece mais comentários...

Mas foquemo-nos no âmago da questão levantada: quem é afinal o hipócrita ?

Em 2015, após um empate entre Braga e Académica, Sérgio Conceição seria expulso já no túnel de acesso aos balneários. Receberia ordem de expulsão após insultar o árbitro da partida Bruno Paixão, como se pode ver no relatório desse jogo:





Meses mais tarde, Sérgio Conceição proferia estas magnificas palavras. Conhecendo o histórico de Sérgio Conceição, é impossível não esboçar um sorriso com isto..



>


Sérgio Conceição acabaria por ser castigado com 50 dias de suspensão.


Em 2016, já no Braga, Sérgio Conceição reagia com revolta às palavras de um vice presidente do Benfica, que tinha colocado em causa a atitude dos seus jogadores, tendo feito a comparativo entre jogos com Porto e Benfica. Curiosamente, já esta época, Sérgio Conceição recorreu do mesmo discurso que anteriormente censurava. 




sábado, 6 de janeiro de 2018

Pedro Gil - Danger Zone










Ontem, teve lugar - no pavilhão João Rocha - o derbi do campeonato nacional de Hóquei em Patins. Depois do Sporting chegar a uma vantagem de 2 golos, houve da parte do Benfica uma boa resposta e o jogo acabou por terminar com um empate a 3. No entanto, não é sobre o jogo que vos venho falar, mas sim do que se passou após o apito final.


Logo após o término do jogo, Nicolia dirigi-se a Pedro Gil e é agredido. 




Pedro Gil é useiro e vezeiro neste tipo de situações. Basta recuar à última jornada da época passada, quando o Benfica se deslocou a Alverca para defrontar o Sporting. No fim do jogo, Pedro Gil não vai de modas e decide atirar o stick em direcção a adeptos que estavam na bancada. O stick acabaria por atingir uma adepta do Sporting, que teve de ser hospitalizada. Não contente, e num ataque de fúria, tentou aproximar-se do árbitro, tendo inclusive empurrado um colega a caminho.






Com se pode constatar por estas imagens, estamos na presença de um individuo com graves perturbações mentais. Como se (já) não bastasse colocar em perigo a integridade física dos seus adversários, agora também o espectador é um potencial alvo. Uma verdadeira "ameaça pública".

Este individuo tem protagonizado agressões atrás de agressões durante anos a fio. Falar em irradiação em desporto é sempre muito complicado, mas por que razão não há mão pesada ? É intolerável que estes comportamentos não sejam punidos condignamente.

Este lado de Pedro Gil personifica tudo o que o desporto não deveria ser. O vídeo abaixo dispensa mais comentários...






quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

18 ou 22 : as inverdades do Sporting (Parte II)




"A ignorância dócil é desculpável, mas a presumida é refractária, é desprezível e intolerável"






Ontem, o jornal Record publicou a segunda parte da entrevista com Bruno de Carvalho. Como era expectável que abordasse o tema dos Campeonatos Nacionais, fui dar uma vista de olhos. Não tinha Bruno de Carvalho como uma pessoa historicamente rica, mas não esperava tamanha ignorância em relação a este tema. Afinal de contas, anda nesta "cruzada" há mais de 1 ano...





I




"Uma coisa que se chama Liga Experimental"

Já aqui desmontei esta mentira. Por muito que os sportinguistas queiram passar essa mensagem, ela não corresponde à realidade. Campeonato da I Liga: era este o nome da competição em poule, iniciada em 1934. Deixo abaixo mais 3 "recortes" do Diário de Lisboa do ano de 1938, a desmentir a tese que estes Campeonatos se apelidavam de "Experimentais".










Diário de Lisboa, 1938




"Eram apenas 4 associações"

E o 1º Campeonato de Portugal foi discutido por quantas associações ? Duas...pois. Isto nem sequer é argumento. As 2 primeiras edições do Campeonato Nacional I Divisão tiveram, exactamente, os mesmos moldes dos Campeonato da Liga. 8 clubes de 4 associações. Aliás, os Campeonatos da Liga e os (primeiros) Campeonatos Nacionais I Divisão tinham o mesmo modelo competitivo e o mesmo calendário. Inicio em Janeiro, após os Campeonatos Regionais. No fim da época jogava-se a competição por eliminatórias:Taça de Portugal, até 1938 os Campeonatos de Portugal.

"E por convite..."

Adorável a forma como o entrevistador completa o raciocínio do Presidente do Sporting. Devia estar tão embebecido, que nem deu conta da asneira que proferiu. Mas qual convite ? Eram apurados para os Campeonatos da Liga os 4 melhores do Regional de Lisboa, os 2 melhores do Regional do Porto, o Campeão Regional de Coimbra e o Campeão Regional de Setúbal. Exactamente o mesmo modelo de apuramento dos 3 primeiros Campeonatos Nacionais I Divisão (1939-1941). Também querem anular estes Campeonatos ? Vejam lá...



II



 "Essas Ligas Experimentais, que nada tinham nada a ver com a FPF "

Como é que um jornalista é capaz de dizer uma barbaridade destas ? 

Incrível o nível de ignorância desta gente. Todo o mundo futebolístico sabe que a FPF decidiu criar nova competição (em poule), após a goleada (9-0) frente a Espanha. Até o Sporting o admite. Porra, há limites... 













III









O Presidente do Sporting diz que, só no anos 90, alguém se lembrou de juntar os Campeonatos da Liga aos Campeonatos Nacionais I Divisão. Isso é falso. Aliás, como facilmente se comprova...













"Campeonatos de Portugal nunca foram contabilizados como Taças de Portugal"

A dado momento, o jornalista alude a esta afirmação de Bruno de Carvalho. Novamente, faltou à verdade. Após 1938, nas publicações da época, os Campeonatos de Portugal eram contabilizados como Taças de Portugal.




Sporting, 1940








Diário de Lisboa, 1944









A Bola, 1945



A Bola, 1949

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Nuno Saraiva - o amplificador de mitos urbanos









Ontem, em resposta a Rui Gomes da Silva, Nuno Saraiva (na sua página de Facebook) enumerou 14 pontos com o objectivo de enaltecer a grandeza do clube de Alvalade. Isto por si só, não tem nada de extraordinário. Em certa medida, até é admirável que um adepto tenha orgulho na sua sua história e a partilhe. No entanto, Nuno Saraiva entrou em campos que (claramente) não domina, e expôs a todo o mundo futebolístico a sua ignorância. 




Ponto 8 - "O Sporting é o 3º clube com mais presenças nas competições da UEFA". A afirmação não é verdadeira. Para além de Barcelona e Real Madrid, também Anderlecht soma mais participações na UEFA que o Sporting. Aliás, o próprio Benfica tem tantas presenças na UEFA como o Sporting (57). Dá-se a curiosidade da 1ª participação do Sporting ter acontecido em 1955, na 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus. Apesar do Benfica ser o Campeão (e vencedor da Taça), o convidado foi o...Sporting. Em Espanha, Alemanha, França e Itália foi convidado o Campeão. Cá no burgo, o escolhido foi o 3º classificado. São as vicissitudes do nosso futebol.

Nota: Apesar de ambos terem as mesmas participações, o Benfica tem mais jogos disputados nas provas da UEFA.

Benfica  - 407
Sporting - 306


Os Mitos do nosso futebol




Ponto 11(a) - "O clube que não mente na sua data de fundação". E cá está, na "cartilha" sportinguista, este "argumento" nunca pode faltar. Sobre a fundação do Sporting : ao contrário do que Nuno Saraiva diz, a data de fundação do seu clube foi alterada em Assembleia Geral. Contra factos não há argumentos...






Ponto 11 (b) - O mito de Cosme Damião ter jogado no Sporting é também um habitué na "cartilha" sportinguista. A expressão "uma mentira dita muitas vezes não se torna verdade" ajusta-se na perfeição a este caso.

Enquadrando: Em 1910, o CIF foi convidado a fazer um jogo em Huelva. Com a justificação de não estar em condições de realizar o jogo, remeteu o convite para o Sporting...que também declinou. A solução encontrada foi um misto de jogadores portugueses, João Bentes (o capitão do Sporting) foi o responsável pela organização da equipa. 


História dos Desportos em Portugal, 1940



Tiro e Sport



O grupo foi constituído por 6 jogadores do Sporting, 4 do Benfica e 1 do Belenense. 



segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

18 ou 22: as inverdades do Sporting



Nota introdutória: este post não tem como objectivo avaliar se o Sporting tem ou não razão para reivindicar 22 Campeonatos Nacionais. Visa sim, desmontar algumas (in)verdades que o Sporting apresentou recentemente.




No dia 27 de Dezembro o Sporting apresentou um video, amplamente partilhado, sobre este tema. Seguiram-se vários elogios do universo sportinguista, confesso que me suscitou alguma curiosidade e decidi ver o vídeo. Ao visualiza-lo, apercebi-me de várias incongruências e até de um discurso contraditório. Aqui ficam alguns dos argumentos usados pelo Sporting:


I - "(1922) Ano em que o Porto venceu a 1ª edição do Campeonato Nacional"




O Sporting defende que o Porto é o 1º Campeão Nacional, ao vencer o 1º Campeonato de Portugal em 1922. Convém (re)lembrar que esta 1ª edição foi disputada entre o Campeão Regional do Porto e o Campeão Regional de Lisboa. O Campeonato de Portugal iniciou e findou numa final (3 jogos), uma competição com a representação de 2 associações. A representatividade nas competições vai ser uma questão importante, a contradição segue no ponto II.



II - Campeonato da Liga "fechado a 8 clubes de apenas 4 associações".




Depois de considerar o 1º Campeonato de Portugal como o 1º Campeonato Nacional, uma competição que contou apenas com 2 clubes de 2 associações, o Sporting desvaloriza o Campeonato da Liga por ser disputado "apenas por 4 associações". Uma clara contradição no discurso. 

Um facto curioso: sabiam que o Campeonato Nacional I Divisão 1940/1941 (que o Sporting venceu e reconhece) teve exactamente os mesmos moldes do Campeonato da Liga ? Também foi fechado a 8 clubes de apenas 4 associações. E esta ?

Descubra as diferenças:



Curiosamente, na época não se falava no 5º Campeonato do Sporting, mas sim no...1º Campeonato do Sporting.



Diário de Lisboa, 1941





III - Fase de Qualificação para o Campeonato de Portugal



É verdade que eram apurados para o Campeonato de Portugal os Campeões Regionais, mas a forma como isto foi exposto no vídeo dá uma ideia errada. As primeiras edições não contaram com todas as regiões (ao contrário do que a imagem sugere), e só a partir de 1926 a competição se abriu a clubes não Campeões Regionais. O Sporting não considera uma competição fechada a 8 clubes, mas considera as 2ª primeiras edições do Campeonato de Portugal, que foram fechadas a 2 e 6 clubes respectivamente. 




IV - Campeonato de Portugal "era a única competição que incluía todos as regiões do País".




Passou progressivamente a incluir todas as regiões. O Sporting sabe disso, e por isso fica-lhe mal passar esta mensagem. Mais: O Sporting defende que todos os Campeonatos de Portugal são Campeonatos Nacionais. Do primeiro ao último, do que contou com 2 associações até o que contou com todas. É uma não questão, no entanto continua a usar esse argumento para desvalorizar os Campeonatos da Liga.



V - Campeonato da Liga era "apenas uma fase de qualificação para o Campeonato de Portugal"





Reduzir o Campeonato da Liga a "uma fase de qualificação para o Campeonato de Portugal" é de uma ignorância atroz.O Campeonato da Liga era um troféu oficial, estabelecido pela FPF e um título importante na época. Em tom de brincadeira, dá vontade de afirmar que os adeptos do Porto estavam tão sedentos de celebrações que a cidade parava para festejar...uma fase de qualificação. Desculpem o exagero, mas esta afirmação do Sporting é um autentico disparate.



Diário de Lisboa, 1938



A partir de 1934, o Campeonato de Portugal apresentou novo modelo competitivo. 





O que o Sporting não diz é que a Taça de Portugal, durante 19 edições, adoptou exactamente o mesmo modelo. Tal como o Campeonato de Portugal, a Taça de Portugal também era o último título em disputa da época desportiva. E tal como o Campeonato de Portugal, transitavam para a Taça de Portugal os clubes do Campeonato Nacional I Divisão e os melhores do Campeonato Nacional II Divisão. 



VI - "Pode um Campeonato ser reconhecido num sistema fechado com apenas 4 associações ?"




O Sporting insiste na mesma tecla, não dando conta da falta de coerência no seu discurso. Como esclareci no ponto II, o Campeonato Nacional de 1940-1941, que o Sporting venceu e reconhece, foi fechado a 4 associações. Seguido a sua lógica, o Sporting terá de "defender" que lhe seja retirado este Campeonato. 


Campeonato Nacional 1940-1941 - 8 clubes de 4 associações:


Diário de Lisboa, 1940




VII - Campeonato "Experimental"



Campeonatos "Experimentais" é a forma como o Sporting apelida a competição iniciada em 1934. Todos percebemos que é uma estratégia que visa a desvalorização dos Campeonatos da Liga, mas ao contrário do que o Sporting diz, na época, estes Campeonatos nunca foram apelidados de "Experimentais".






Diário de Lisboa, 1935




Diário de Lisboa, 1936






Diário de Lisboa, 1937



Os Sports, 1938



A acta da FPF apresentada revela a palavra "Experiência, e não a palavra "Experimental" como o video, de forma enviesada, pretende transmitir. Pois bem, não é difícil perceber que qualquer competição iniciada na época apresentava custos e tratava-se, obviamente, de uma experiência. Ninguém poderia prever se as competições seriam para durar ou se teriam vida efémera. Isto parece-me uma evidencia. Daí, partir para a mentira que esses Campeonatos eram conhecidos por "Experimentais" é um claro atropelo à verdade. Curioso que na dita acta apareça o nome da competição: Campeonatos das Ligas, mas essa parte não foi sublinhada...



VIII - "Durante décadas dividiram-se os títulos por cada competição"




"Gostei" do facto de terem apagado os Campeonatos da Liga da imagem (ao bom estilo Estalinista), habilidoso foi também mudar o figurino do troféu do Campeonato de Portugal. Percebo, 1 troféu semelhante à Taça de Portugal poderia levar a outras interpretações. A bem da verdade, aqui ficam todos os títulos (nacionais) disputados em Portugal com o figurino correcto.






Sobre a divisão dos títulos: não é verdade que durante décadas os títulos estivessem separados. Já em 1950, os títulos do Campeonatos da Liga estavam junto dos Campeonatos Nacionais da I divisão.





Stadium, 1950



Stadium, 1950



Stadium, 1950